Sobre o Startup Pará

thumb-sobre-nos-startup-pará-2022
Foto: Equipe do StartUP Pará na Feira Pará Negócios de 2022.

STARTUP PARÁ

É uma iniciativa do governo do Estado que auxilia o desenvolvimento de ideias e empresas inovadoras. O programa estabelece a estratégia estadual para o empreendedorismo de base tecnológica, impulsionando projetos capazes de promover a geração de negócios, e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Pará.

Foi criado em 2019, para apoiar a concepção e implementação de soluções, métodos e processos que explorem a inovação como instrumento estratégico, para promover o desenvolvimento sustentável e incentivar a cultura empreendedora no estado.

É executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e pela Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), com apoio técnico da Fundação Guamá.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O StartUP Pará tem a missão de acelerar e consolidar o ecossistema de inovação do estado, tornando-o mais conectado e com mais possibilidades de sucesso para empresas e pequenos empreendedores.

Além disso, o programa também visa:

  • Tornar o Pará um estado amigável ao empreendedorismo inovador e às startups a partir de uma comunidade ativa e sustentável, alinhada às necessidades dos setores produtivo e público;
  • Fortalecer os instrumentos de incentivo à inovação;
  • Fomentar a criação de incentivos técnicos e financeiros para consolidação, atração e manutenção de capital humano e empreendimentos inovadores no Pará;
  • Incentivar a diversidade de empresas;
  • Apoiar a formação contínua de empreendedores e investidores;
  • Colaborar com a promoção e divulgação de iniciativas que reforcem o ecossistema estadual.

BENEFÍCIOS

O StartUP Pará oferece para as propostas selecionadas:

Apoio técnico (Qualificação): Capacitações, mentorias individuais e em grupo, oficinas, assessorias e workshops para empreendedores potencializarem o desenvolvimento de seus negócios.

Possibilidade de apoio financeiro: Investimento direto em sua ideia, empresa ou projeto, sem a necessidade de reembolso (recursos aplicados na modalidade de subvenção econômica).

*Atenção: Os benefícios variam de acordo com o edital lançado.

COMO FUNCIONA

Periodicamente a Sectet, por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), publica chamadas referentes aos lançamentos de novos editais do programa StartUP Pará. Cada edital é direcionado a um tipo de público (como estudantes, mulheres, pequenos empreendedores, startups etc) e possui áreas temáticas específicas.

As pessoas interessadas em participar da chamada devem se cadastrar na plataforma por meio deste link (clique aqui), descrever sua proposta/projeto, ou ideia de projeto, e submtetê-la para avaliação dentro do prazo delimitado.

As inscrições são gratuitas e as propostas selecionadas podem receber apoio técnico e a possibilidade de investimento direto em seu projeto, ideia ou empreendimento, sem a necessidade de reembolso (investimentos aplicados via subvenção econômica).

Os editais disponíveis podem ser consultados na aba editais abertos (hiperlink para aba editais abertos).

ÁREAS DE ATUAÇÃO

As iniciativas inscritas no programa visam promover a inovação, novas tecnologias e o desenvolvimento social e sustentável em todo o estado, dentro de áreas como:

DEPOIMENTOS

ASPECTOS LEGAIS

O StartUP Pará é uma iniciativa do Governo do Estado do Pará executada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), no uso de suas atribuições conferidas pela lei n.º 7.017, de 24 de julho de 2007, dentro da Ação Orçamentária Desenvolvimento de Empresas Inovadoras — StartUP Pará, no âmbito da Lei Complementar n.º 133, de 6 de novembro de 2020 dos Recursos de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).

plugins premium WordPress
Skip to content